Balanço da Defesa Civil do Estado do Rio atualiza números dos temporais. Maioria dos municípios afetados em decorrência das chuvas é em regiões do norte e noroeste
O Fluminense
A Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro informou, em balanço divulgado no sábado que o número de pessoas desalojadas e desabrigadas no estado, em função das chuvas dos últimos dias, somam 13.342 e 3.620, respectivamente, em 30 cidades fluminenses.
A maioria dos municípios afetados por enchentes de rios e por deslizamentos de terras desde o início do ano é das regiões norte e noroeste do estado, que concentram 12.029 dos desabrigados e 2.891 dos desalojados.
Cardoso Moreira é o município com o maior número de pessoas prejudicadas.
Já 22 dos 24 óbitos são de Sapucaia, município da região centro-sul, onde, no distrito de Jamapará, na madrugada da última segunda-feira, um barranco despencou arrastando oito casas. A área foi interditada pela Defesa Civil municipal e 40 famílias estão sem poder voltar para casa.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Sapucaia, todas as vítimas da tragédia foram localizadas e os bombeiros já deixaram o local. "Agora, entra o trabalho de assistência social", afirmou o engenheiro Marco Antônio Teixeira, que continuará fazendo a vistoria de casas no distrito.
Volume de água dos rios baixou- Na avaliação da Defesa Civil Estadual, também está baixando o nível de água dos rios nas localidades inundadas, como o distrito de Três Vendas, em Campos dos Goytacazes. No local, uma rodovia que servia como dique rompeu e obrigou a retirada de quatro mil moradores.
"Em Três Vendas, o Rio Paraíba está baixando bem. Já está em 8.98 metros e isso faz a água sair", disse o secretário municipal de Defesa Civil, Henrique Oliveira. Amanhã (15), o órgão pretende colocar bombas para retirar parte da água e começar a limpeza da área.
A previsão para este final de semana no estado do Rio é de chuvas no litoral sul, na Região Serrana e no Vale do Paraíba, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Agência Brasil