Especial para o UOL Notícias
Em Belo Horizonte
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais descartou nesta quinta-feira (2) os riscos do incêndio que destruiu mais de 50 hectares no entorno do Parque Estadual Serra do Rola-Moça atingir a reserva. O parque que é terceira maior unidade de conservação em área urbana do Brasil e fica na região metropolitana de Belo Horizonte. Desde terça-feira (31), o Rola-Moça era ameaçado por um incêndio de grande proporções que atingiu uma área verde que fica a um quilômetro dos limites do parque.
De acordo com o comandante Divisão de Meio Ambiente do Corpo de Bombeiros, tenente Cléber Ribeiro de Carvalho, a prioridade era descartar os riscos de incêndio dentro do parque, mas o fogo ainda não foi controlado no entorno da reserva e os trabalhados foram retomados nesta quinta por volta de 5h30. “Depois de descartamos a proximidade de condomínios e fazendas, a nossa primeira ação é proteger a área de proteção. O perigo para o parque não existe mais”, afirma o militar.
O helicóptero dos bombeiro iniciou o sobrevoo na área do incêndio por volta de 7h. As equipes contam com um equipamento chamado “bumby buckets”. É uma bolsa presa à aeronaves que recolhe água em mananciais próximos e libera em cima dos focos de incêndio. O método é complementado com ação dos combatentes que, em solo, usam chicotes e bombas d'água para conter as chamas.
Segundo o tenente Carvalho, as áreas onde a linha de fogo persistem são de difícil acesso, por isso a demora em controlar o fogo. “São paredões de pedra com inclinação de 70 a 80 graus e cobertos de vegetação. É muito arriscado colocar um militar no local, é muito alto”, afirma o bombeiro.
O fogo perto do parque começou na Fazenda do Varjão perto de um lixão, numa área que fica entre Ibirité e Brumadinho, na Grande BH. As causas do incêndio ainda são desconhecidas. Minas Gerais entra em alerta no período de seca. As áreas de conversação do Estado todo ano sofrem com incêndio potencializados pelo ressecamento da vegetação.
No fim da semana, a situação melhora. Segundo o 5º Distrito do Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quinta-feira, a umidade vinda do mar favorecerá o aumento da nebulosidade e ocorrência de chuvas ocasionais, principalmente, no sul de Minas Gerais. Na região metropolitana de BH a umidade relativa do ar à tarde deve atingir 50%