Ritmo do desmatamento no Amazonas aumenta 91%

Números divulgados pelo Inpe preocupam Ministério do Meio Ambiente
 

Portal Amazônia

MANAUS – O Amazonas aparece na contramão da tendência de queda no desmatamento registrada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de agosto de 2010 a fevereiro de 2011. Enquanto Pará e Mato Grosso, tradicionalmente líderes no ranking de derrubadas registram redução nos números de degradação, o Estado contabiliza aumento de 91% do ritmo do desmatamento.

Os números divulgados nesta quarta-feira (6) pelo Ministério do Meio Ambiente mostram que o Amazonas é o segundo Estado em crescimento do desmate no Brasil, perdendo apenas para o Acre (com aumento de 181%). Além desses, outros três estados também desmataram mais que nos últimos períodos: %), Tocantins (66%), Maranhão (44%) e Rondônia (28%).


meio ambiente, destruição
Foto: Patrick Makarem/Ibama/Divulgação

Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, os números amazonenses geram preocupação para o Governo Federal. “O Ministério, junto com o Ibama, convidará os governos estaduais para debater e comparar os resultados para discutir como combater o desmatamento nestas regiões”, afirmou.

Izabella Teixeira garantiu ainda ser preciso ‘entender os números’, além de antecipar as ações de desmate. “As ações de caráter preventivo começaram a virar ações de caráter repressivo. Percebemos que o desmatamento está acontecendo mesmo no período de chuvas. É inovador. Estamos discutindo que dinâmica é essa que está adiantando o desmatamento”, disse.

Dados positivos

Considerando toda a região amazônica, o Inpe calcula redução de 7% no índice de desmatamento. Apresentaram queda Roraima (com redução de 77%), Mato Grosso (42%) e Pará (8%). No Amapá, devido à presença de muitas nuvens durante o monitoramento realizado pelo Deter/Inpe, os satélites não detectaram nenhum dado neste semestre, o que impossibilita a comparação.

0/Faça um comentário/Comments