Brusque, Shroeder e Santo Amaro da Imperatriz decretaram situação de emergência
A Notícia
Subiu para 583.050 o número de pessoas afetadas pelas chuvas em Santa Catarina. O dado foi atualizado pela Defesa Civil às 17h deste domingo. Dezessete munícipios notificaram a Central de Operações do órgão para buscar auxílio.
Conforme o relatório, há 10.983 desalojados, pessoas que tiveram suas casas atingidas e foram para a residência de parentes ou amigos; e 551 desabrigados, que precisam de abrigos temporários.
Entre os 17 municípios afetados no Estado, Brusque, no Vale do Itajaí, Shroeder, no Norte do Estado, e Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, decretaram situação de emergência. Em Palhoça, no Sul do Estado, uma pessoa está desaparecida em decorrência de um acidente neste sábado.
Brusque
A cidade foi atingida por chuvas intensas neste sábado; foram 140mm durante o dia, sendo 82mm apenas em duas horas. O grande volume das águas provocou a rápida elevação dos ribeirões do município, alagando diversos pontos.
Os estragos ainda estão sendo contabilizados pela equipe da Defesa Civil, que percorreu as ruas da cidade neste domingo para atender as ocorrências. Calcula-se que há cerca de 300 desalojados. Até a noite deste sábado, havia 113 pessoas no abrigo montado pela prefeitura, na Arena de Brusque.
Alagamentos e deslizamentos foram registrados em diversos pontos da cidade. Os bairros mais afetados foram Santa Luzia, Águas Claras, Poço Fundo, Rainha, Nova Brasília, Bateas e Limeira.
A Rua São Pedro, uma das principais do município, foi tomada pelas águas. Em Rainha, uma casa foi soterrada; os cinco moradores foram encaminhados para um hospital, mas já foram liberados.