Chuva deixa cinco municípios do estado em situação de emergência

As enxurradas já mataram três pessoas e deixaram 15 feridas. Os moradores de Rio Bonito enfrentam a pior situação.



Os municípios em estado mais grave são Rio Bonito e Silva Jardim, na Baixada Litorânea, Carapebus, no Norte Fluminense, Barra do Piraí, no sul do estado, e Paracambi, na Baixada Fluminense.

Os moradores de Rio Bonito enfrentam a pior situação. Segundo a Defesa Civil, o número de desabrigados e desalojados dobrou com relação a ontem: já são 950 pessoas que tiveram as casas invadidas pela água.

Uma encosta desmoronou soterrando cinco casas. Duas pessoas morreram e hoje a chuva continua no município.

Em Carapebus, a lagoa que fica no Parque Nacional da Reserva de Jurubatiba transbordou. Pontes foram interditadas. Ruas e casas ficaram alagadas. O Ibama autorizou a abertura do canal que liga a lagoa ao mar. O nível da água já começou a baixar, mas só deve voltar ao normal em três dias.

Risco de pancadas de chuva ainda é grande no estado

O RJTV conversou com o meteorologista Luiz Carlos Austin.

RJTV - Como fica o tempo nos próximos dias?

Luiz Carlos Austin - Já alertamos as autoridades, principalmente hoje e amanhã, sobre o risco de chuvas fortes no estado. A situação é tão complexa que não dá para você sintonizar as áreas com maior probabilidade de ocorrência, em função desse sistema que está praticamente passeando ao longo do nosso litoral. Ele é conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul. Você tem a frente fria no litoral e uma grande massa de ar quente e úmido descendo da Bacia Amazônica, passando pelo interior do país todo e fazendo esse casamento. Por isso, às vezes o tempo está meio abafado e é isso que realimenta todas as áreas de instabilidade que estão agora predominando no estado do Rio de Janeiro.

Qual é a orientação para quem vive nas regiões de encosta?

Alertamos às pessoas que moram nessas áreas de encostas, principalmente na Região Serrana, se perceberem a descida de uma água um pouco barrenta, e junto com ela algumas touceiras de capim, que fiquem atentas. Com a batida dessa chuva, muito repetitiva, com muita força, procure imediatamente a Defesa Civil, para que ela oriente quem está nessas áreas. A situação é de atenção nesse momento.

O sol deve surgir quando?

Estamos prevendo uma melhoria de tempo para o final da semana, mas infelizmente com essa melhoria de tempo, se ela vier acompanhada de muito calor, poderemos ter novamente ocorrência de chuvas fortes, em forma de pancadas no estado.

0/Faça um comentário/Comments