Moradores reclamam da derrubada de árvores centenárias no Jardim Icaraí


Irma Lasmar

A derrubada de árvores centenárias e aparentemente em bom estado vem indignando os moradores das proximidades do cruzamento entre as ruas Miguel Couto e João Pessoa, no Jardim Icaraí, Zona Sul de Niterói. Ontem de manhã, uma equipe do departamento de Parques e Jardins esteve no local alegando que as espécies, variadas, estariam podres pela ação de cupins, mas a população afasta a hipótese.

"A autorização da Prefeitura para a realização do serviço não tem fundamento. São árvores muito antigas, que mantêm nosso bairro arborizado e belo. Uma grande covardia", lamentou o comerciante e morador Cláudio Figueiredo, de 52 anos.

Enquanto espécies seculares são arrancadasn na Zona Sul sob protestos da população, moradores de Vila Progresso, na região de Pendotiba, clamam há seis meses por podas e remédios que preservem a mata nativa. Conhecida como "rua das árvores", a Rua Thomas Edison, na Vila Progresso, já não é mais um túnel de ramos verdejantes. O motivo seria uma infestação de cupins na área.

A paisagista Rose Porto, 67 anos, moradora do lugar há 40, conta que o cenário atual na via, que é caminho alternativo para a Região Oceânica, vem se transformando há alguns anos em função desses insetos. Segundo ela, várias árvores já apodreceram completamente e outras vêm se deteriorando em rápida velocidade com o avanço da infestação.

"Já solicitei à Prefeitura várias vezes, mas até agora ninguém veio analisar as árvores. Precisei eu mesma contratar pessoas para cortar os galhos antes que caíssem sobre meu muro ou na cabeça de alguém. A rua já perdeu um cajueiro de 60 anos por conta de cupins e perderá pouco a pouco essa série de fico benjamin, o que é uma lastimável perda para o meio ambiente em tempos de consciência ecológica", afirmou ela, que foi aluna do paisagista Burle Marx.

Solicitações - A Prefeitura de Niterói informa que são efetuadas em média 45 vistorias em árvores por semana, a pedido de populares, inclusive na Vila Progresso. Os assessores orientam aos reclamantes da Rua Thomas Edison a formalizar a solicitação no Departamento de Parques e Jardins, na Rua Engenheiro Fábio Goulart, 39, na Ilha da Conceição (sede da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Trânsito e Transportes de Niterói).

Segundo o órgão, seguindo o mesmo procedimento, o corte de árvores no Jardim Icaraí também é fruto de pedidos de comerciantes e moradores do lugar.

0/Faça um comentário/Comments